PROPOSTA DA
DISCIPLINA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO DE LÍNGUAS
NAS PERSPECTIVAS DOS NOVOS LETRAMENTOS E O PAPEL DA GRAMÁTICA.
Focalizar
as necessidades do discente ou acadêmico é fundamental para atribuí-los
condições de ampliar o domínio da língua e da linguagem. A gramática é necessária,
mas passa a ser ensinada de tal forma aos alunos deixando-os escassos ao uso do
exercício da cidadania, pouco sabendo desenvolver assim seus conhecimentos
diversos, éticos e morais em analise.
A
autonomia do sujeito é procurado a cada momento, seja ele, ao ler um texto
simples ou algo mais complexo. O processo de leitura é concluído se individuo
buscar valores, pontos de vistas e participação social (sendo ele capaz de
concordar e discordar a qualquer mento) provocando ação e reação, colocar em
prática várias construções sentidos.Discursão sobre discursos que somos
expostos pelas praticas dos letramentos redefinindo roteiros de
subjetivação.
O
papel da gramatica nas LPTLP nos acarreta uma construção de identidade com a
língua vigente, para que possamos igualmente tratar das questões mais abrangentes,
com seu uso exercer formalidades, sermos capacitados a ler e produzir textos de
qualidade, exigir posicionamentos perante as temáticas sociais com tratamentos
íntegros (ter mais claro seus valores, tendo eles participações sociais). Desde
pequenos somos seres coletivos não há o “eu” sem o “nós”, participamos de uma
formação diversificada nos costumes. A tradição gramatical é permanecida
atualmente mas é interessante analisarmos sua influência em seguimentos mais corretos, pois, tentamos aprendê-la não as dominamos.
Portanto
para estarmos lado a lado da realidade dos letramentos, determinados objetivos
só podem ser conquistados se os conteúdos tiverem tratamentos didáticos
específicos. A questão é trazer a informação, mas fazer com que aja
principalmente reflexão, ação, analise para melhor ampliar sua competência
discursiva às atividades sociolinguísticas às praticas de escuta, leitura e
produções de textos
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